sexta-feira, 17 de abril de 2009

E na Atibaia esquecida...




O Dedada Brutal vem mostrar a todos a vergonha ambiental e social dos verdes, a Usina de Reciclagem de Lixo de Atibaia que segundo dados oficiais da Prefeitura a coleta de lixo atinge 100% das residências de Atibaia. É realizada pela empresa Sul Saneamento, contratada pela Prefeitura no início de 1998, responsável pela coleta de lixo e pela varreção pública. Não há coleta seletiva de lixo. Todo lixo coletado é depositado em um aterro sanitário, onde existe uma usina de reciclagem de lixo coordenada pela empresa Sul Saneamento. Por esses dados retirados do site www.atibaia.com.br podemos concluir que as 80 toneladas de lixo diários vão para o aterro sanitário (lixão) localizado no bairro do Caetetuba, periferia da cidade, mas lar de uma boa parte dos cidadãos atibaienses, atibaienses esses que convivem com as 80 toneladas de lixo diários, vindos em sua maior parte do lado de cá da ponte, da Atibaia turística, estância hidromineral dos verdes, que joga seu lixo em um local onde crianças, adolescentes, adultos, cães e bactérias convivem numa grande orgia regida por parlamentares. Os dados reais são os de que qualquer pessoa tem livre acesso ao terreno da usina de reciclagem, inclusive uma cena da realidade de nosso povo que aprendeu a viver no lixo: as crianças jogam futebol e há um mini campinho de futebol para dentro da Usina de Reciclagem. A sujeira e o cheiro do chorume fazem parte da vida daquelas crianças que daqui a alguns anos serão varridas para baixo do tapete em celas surdas. Essa imagem retrata o que nossos governantes querem com a Usina, reciclar o povo daquela região, o menor custo é esperá-los morrer e não dar-lhes condições dignas para bater de frente e tomar o poder das mãos da elite. Tudo é uma questão de custo e benefício.


Texto: Ivan Cardoso

3 comentários:

  1. ótimo.
    Essa é a realidade, um governo que foi eleito para governor PARA o povo e governa para empresários que bancaram sua campanha. Coisa mais contraditória impossivel, financiamento público de campnha é essensial não ia ter mais essa corja verde no poder.

    Depositar o lixo aonde nada se vê, é tão fácil quanto condenar à pena de morte, quem já cumpre pena de vida.

    ResponderExcluir
  2. Como podemos reciclar essa história Ivan?
    Acho que temos um trunfo bastante forte nas mãos... a palavra!
    Às vezes acho q trabalhamos pouco, sei lá, numa situação como essa, q não é nova, sinto que nossas ações podia ser mais afirmativas! O que essa gente tem ao certo?
    O que elas não tem ao certo?
    Enfim, pra continuar...

    ResponderExcluir
  3. É duro saber que tudo isso acontece aqui do nosso lado mas ao mesmo tempo não acontece pois a Burguesia de Atibaia é a mais poderosa que já vi, pois conseguiu esconder toda sujeira (nao soh lixo) colocando de um lado da rodovia onde nenhum turista e até morador vê, temos que bater palma para nossa burguesia eles realizaram o sonho de qualquer burgues uma cidade linda, quem entra em Atibaia nunca imagina a realidade que existe do outro lado da ponte.

    ResponderExcluir

 
Site Meter